Quando começar a estudar





Ta aí uma pergunta que sempre aparece lá no instagram (@magistradaemformacao): "Marina, quando devo começar a estudar?". E a minha resposta para vocês é: AGORA! Imediatamente! Largue tudo que está fazendo e pegue um livro! Rs. Brincadeira, gente. Estudar requer planejamento. Mas uma coisa é certa: quanto antes você começar, mais cedo atingirá seu objetivo.

"Mas Marina, eu ainda estou no 5° período e sonho com a carreira da magistratura. Será que já devo começar a me dedicar?" Claro que sim! Se você já sabe o que quer, pra que adiar? Eu acredito que é super possível conciliar faculdade com o estudo para concurso. Um certamente não anulará o outro. Muito pelo contrário, eles se complementam. Quisera eu ter essa sabedoria e essa consciência já durante a faculdade... 


"Mas, Marina, será que isso não vai atrapalhar meu rendimento na faculdade?" Olha, sinceramente, eu acredito que vai é te ajudar. Claro que você vai precisar de muita organização e disciplina pra conciliar os dois e não se prejudicar. Em alguns momentos vocês vai precisar priorizar os estudos para a graduação. Faz parte. Mas se você aproveitar o seu curso para estudar de verdade (e não estudar só para passar de período), garanto que já é meio caminho andado. 

Gente, vejam bem, como eu disse no post anterior, eu fui uma boa aluna durante a graduação. Mas muita coisa eu só fui aprender mesmo quando comecei a estudar para concurso. E tudo porque eu só estudava para passar, e ainda na véspera da prova. Não tinha organização, planejamento, método. Não lia lei seca. Informativos então, não sabia nem o que era. 

O que eu quero dizer com isso é que, se desde a faculdade você já cultivar esses hábitos, e, principalmente, já aprender a estudar, já aprender o conteúdo de verdade, suas chances de ter êxito num concurso mais rapidamente são bem maiores, não acham? Preste atenção nas aulas, aproveite seus professores, absorva o máximo de conhecimento que conseguir, faça bons cadernos. Tudo isso vai te ajudar, e muito, lá na frente.

Agora que já sabemos quando começar, no próximo post vou falar sobre como começar a estudar para concursos. 

Até lá.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quisera também ter tido a ideia, maturidade e disciplina de estudar desde o primeeeeeeeiro ano da faculdade!!!! Soube tannnntos anos depois o que é isso!!!!
    Parabénssssssss pela merecidíssima aprovação!!! Sou sua fã e vc me inspira muito!!! Espero pode desentalar esse grito logo também!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Greice! Fico feliz em saber que consigo passar um pouquinho de inspiração que seja para as pessoas. Siga firme nos seus estudos que logo logo será a sua vez!

      Excluir
  3. Bom dia Marina. Estou organizando meus estudos para magistratura também. Vamos mantendo contato e "unindo esforços para o sucesso". Prazer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário